// O Projeto Vida Corrida

Mudança social com os pés e o coração – A Associação de Moradores Adventista da Cohab, tem como lema a mudança social com os pés, e nos mostra que o maior investimento não é o financeiro e sim o humano. As mulheres e meninas do bairro do Capão Redondo sofrem pela carência de lazer, de entretenimento e oportunidades para praticar esportes, o que consequentemente promove a exclusão social e a ociosidade.

A corrida de rua por ser um esporte democrático e de fácil acesso, possibilita atender no mesmo treino o maior número de pessoas sem distinção. Promover a inclusão social, saúde, autoestima e qualidade de vida para as meninas e mulheres por meio do atletismo na modalidade corrida de rua.
historico
Liderado voluntariamente por Neide Santos, o Projeto Vida Corrida teve início em 1999, e contava com 6 integrantes. Hoje, conta com mais de 350 participantes, dentre esses 87% são mulheres e meninas com idade entre 4 e 80 anos. São 200 adultos e 250 crianças atendidas. Os treinamentos de corrida de rua acontecem dentro do Parque Santo Dias, sendo:

» Adultos: segunda a sexta, às 7h;
» Infantil: segundas, quartas e sextas, às 8h e 15h.

Estas atividades reforçam o vínculo comunitário entre os participantes. Fortalece os laços familiares, uma vez que as mães convidam outros membros da família para participar. Eleva a proximidade entre os moradores com o parque e o bem público.

marineideMarineide dos Santos Silva, a nossa Neide, fundadora da Associação de Moradores da Cohab Adventista e idealizadora e fundadora da Associação Projeto Vida Corrida, é uma baiana radicada em São Paulo desde 1967 em busca de um futuro próspero. Desde os 14 anos, acreditou que o esporte iria mudar sua vida.

Morando em São Paulo, trabalhava durante o dia em uma oficina de costura, e à noite estudava, dedicando-se a corrida aos finais de semana nas ruas do bairro onde reside até hoje.

Mãe de três filhos, um deles foi vítima da violência do bairro – assassinado há onze anos por um menor em um assalto.

A rotina de treinamento virou uma lição de amor quando um grupo de mulheres pediu ajuda para que pudessem começar a correr. Neide por sua vez, resolveu treiná-las voluntariamente, e também todos os frequentadores do Parque Santo Dias, em seu período de férias do trabalho. Os moradores a procuravam para tirar dúvidas relacionadas a corrida e caminhada. O treinamento de 15 (quinze) dias, comemorou 13(treze) anos em janeiro de 2012.

Em decorrência das horas dedicadas aos treinamentos, Neide abriu mão de 30% do seu salário com a redução da carga horária trabalhada, para dedicar mais tempo aos treinamentos com a comunidade. O esforço valeu à pena! Além de proporcionar saúde e qualidade de vida para os frequentadores do parque através do esporte, nosso “Anjo”, como é chamada por seus seguidores, Neide conseguiu transformar este projeto em realidade. Fundou a Associação Projeto Vida Corrida que atende mais de 350 (trezentos e cinquenta) pessoas, incluindo crianças, jovens e adultos.

Hoje, Neide trabalha na coordenação das atividades desenvolvidas na Associação Projeto Vida Corrida, realizando palestras, treinamentos e atendimento à comunidade com objetivo de multiplicar a responsabilidade social.

Estas atividades reforçam o vínculo comunitário entre os participantes. Fortalece os laços familiares, uma vez que as mães convidam outros membros da família para participar. Eleva a proximidade entre os moradores com o parque e o bem público.

// Contato


Projeto Vida Corrida
Rua Arroio do Engenho, 161
São Paulo / SP
05856-890
Brasil

E-mail: vidacorrida@vidacorrida.org.br
Tel Fixo: (11) 5812-5204
Tel Móvel: +55 (11) 94761-4457